Caso seja a primeira vez que você instala o Java oficial, será necessário remover o OpenJDK para evitar conflitos. O OpenJDK é uma implementação JAVA open source que está disponível no repositório dos sistemas GNU/Linux, apesar de possuir o JVM e o JDK suficiente para um programador, ele não é o JAVA. Então vamos remove-lo com os comandos abaixo:
Obs: Não há nenhuma razão técnica ou de segurança para remover o OpenJDK, até porque, não sou especialista em segurança, nem sou programador. E o OpenJDK não vem instalado no Ubuntu 16.04 LTS 64 bits.
$ sudo aptitude remove openjdk-\*
$ sudo aptitude purge openjdk-\*
Obs: Não há nenhuma razão técnica ou de segurança para remover o OpenJDK, até porque, não sou especialista em segurança, nem sou programador. E o OpenJDK não vem instalado no Ubuntu 16.04 LTS 64 bits.
CONFIGURAR SEU COMPUTADOR UBUNTU PARA RECEBER O JAVA
Agora, antes de iniciar a instalação vamos configurar o seu Ubuntu para receber o Java. Primeiro, crie o diretório com o comando abaixo (ou como for mais fácil):
$ sudo mkdir -p /usr/local/java
Depois descarregue a versão mais atual da versão Java do sítio oficial da Oracle. A Oracle não possui arquivo .DEB para a instalação, apenas arquivos .RPM e .TAR.GZ (Se houvesse, esse artigo não seria necessário, não é mesmo?). Existem versões diferentes do Java e você terá que escolher de acordo com sua necessidade. Por exemplo: Se você for desenvolver páginas da web, precisará instalar o JAVA EE e a versão atual, até a data da edição desse artigo, ainda é o JAVA EE 1.7. Se for programar apenas aplicativos normais, a versão já chegou ao JAVA SE 1.8.
Extraia do arquivo compactado do JAVA que você baixou, a pasta jdk para a pasta que você criou com o comando abaixo.
$ sudo tar -xzvf /home/[usuario]/Downloads/jdk-8u92-linux-x64.tar.gz
Agora você precisará acrescentar o PATH do JAVA ao sistema. Faça os procedimentos abaixo.
$ sudo nano /etc/profile
Adicione ao final do arquivo:
/etc/profile
JAVA_HOME=/usr/local/java/jdk1.8.0_92
PATH=$PATH:$HOME/bin:$JAVA_HOME/bin
export JAVA_HOME
export PATH
INSTALANDO O JAVA
$ sudo update-alternatives --install "/usr/bin/java" "java" "/usr/local/java/jdk1.8.0_92/bin/java" 1
$ sudo update-alternatives --install "/usr/bin/javac" "javac" "/usr/local/java/jdk1.8.0_92/bin/javac" 1
$ sudo update-alternatives --install "/usr/bin/javaws" "javaws" "/usr/local/java/jdk1.8.0_92/bin/javaws" 1
$ sudo update-alternatives --set java /usr/local/java/jdk1.8.0_92/bin/java
$ sudo update-alternatives --set javac /usr/local/java/jdk1.8.0_92/bin/javac
$ sudo update-alternatives --set javaws /usr/local/java/jdk1.8.0_92/bin/javaws
Crie um link para o plugin que será usando no seu navegador, no caso o Firefox. Vá até o diretório “/usr/lib/mozilla/plugins” e digite:
$ sudo ln -s /usr/local/java/jdk1.8.0_92/jre/lib/amd64/libnpjp2.so
No chrome o diretório é o “/opt/google/chrome/plugins”, mas o comando é o mesmo.
Observação: Repare que a única vez em que você irá se preocupar se o sistema é 32 bits ou 64 bits, é na instalação do plugin.
REMOVENDO O JAVA
(FAZENDO UMA ATUALIZAÇÃO REMOVA E INSTALE NOVA VERSÃO)
Use os comandos abaixos.
$ sudo update-alternatives --remove "java" "/usr/bin/java"
$ sudo update-alternatives --remove "javac" "/usr/bin/javac"
$ sudo update-alternatives --remove "javaws" "/usr/bin/javaws"
Use o comando abaixo para excluir o plugin JAVA antigo da lista de plugins do seu navegador. Trata-se de excluir o link apenas.
$ sudo rm -rf /usr/lib/mozilla/plugins/libnpjp2.so
Se você for instalar nova versão, talvez você preciso excluir o arquivo /etc/alternatives/java. Pode excluir sem medo, ao instalar a nova versão, um novo arquivo é criado. Reinicie o computador antes de instalar a nova versão do Java, usando o mesmo procedimento de instalação desse artigo, claro que a pasta mudará de nome. (/usr/local/java/jdk1.8.0_xx/bin/java)
TESTE TUDO
Quando você fizer todos esses procedimentos e disser para si mesmo que terminou, reinicie o computador e teste tudo. Use o “-version”, abra seu navegador e veja se o JAVA está na lista de plugins e abra um aplicativo web, abra o seu “Eclipse” (Window>Preferences) e veja se tem acesso ao novo JAVA. Só assim você saberá que estará tudo OK.
https://java.com/pt_BR/download/help/linux_install.xml#Java%20for%20Linux%20Platforms
Ajuda do Ubuntu
http://manpages.ubuntu.com/manpages/dapper/pt_BR/man8/update-alternatives.8.html
CONCLUSÃO
Apesar de ter usado as ferramentas oficiais do Ubuntu, sem instalar nenhum complemento além do JAVA, se der algo errado, aconselho a checar tudo para saber se fez exatamente como o que está contido nesse artigo. Eu fiz esse procedimento 3 vezes (Java 1.8 _3x/40/45), e não tive nenhum problema. Talvez você queira adicionar um repositório, que é um procedimento bem mais simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário