terça-feira, 23 de junho de 2015

Mensagem do SELinux no boot permanece após desinstalação.

Durante muito tempo eu convivi com uma mensagem na inicialização do meu Linux, que veio quando eu instalei o Security Enhanced Linux (SELinux). Bom, devido a complexidade dessa ferramenta de segurança, eu resolvi desinstalar e instalar a ferramenta escolhida para ser o padrão no Ubuntu. O apparmor.

Bom, quando eu desinstalei o SELinux, para a minha surpresa, essa mensagem permaneceu ali e continuou durante muitas atualizações. Então eu resolvi resolver esse problema eu mesmo, na base da tentativa e do erro. Como eu não recomendo fazer isso, vou poupá-los e postar aqui apenas a solução que deu certo.

A solução


Bom você só precisa editar o arquivo /etc/default/grub na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash security=selinux selinux=1" você altera para GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash security=selinux selinux=0". Não esquecendo de colocar as aspas duplas. Depois você precisará aplicar as configurações com o comando sudo update-grub e pronto. Ao reiniciar o computador, você não verá mais a mensagem chata do SELinux na inicialização do sistema. Procure saber mais sobre o "Grub".

De primeira eu decidi comentar e apagar o conteúdo que estava entre aspas, recurso mais natural dos usuários Linux, mas o sistema mostrou todas aquelas mensagens de inicialização comuns para quem trabalha com servidores. Não queremos isso no nosso computador, não é? Então ficamos com a solução do parágrafo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...