segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Ubuntu Não Lê Cartões SD

Será que você leitor já tentou ler um cartão SD, desses usados em máquinas fotográfica e em smartfones, em um leitor de cartão no Ubuntu? Eu coloquei o cartão da minha câmera para testar, já que eu faço vídeo para o youtube, e o Ubuntu não abriu o SD. Vou colocar aqui a solução antes de tudo. Caso seu Ubuntu 16.04 não esteja lendo o SD, basta reinstalar o "udisk2" com o comando abaixo.

sudo apt-get install --reinstall udisks2

Reinicie o PC e pronto, seu Ubuntu irá reconhecer e montar seu SD card da mesma forma que faz com um pendrive. Essa solução eu encontrei no askubuntu, muito útil mas em inglês apenas.

Hã?

Agora você deve está se perguntando como é que as pessoas estão usando o SD ao invés de usar o USB. Eu também me perguntei isso quando vi que todos os notebooks da Apple, os Macbook, tem uma entrada de cartão SD. Pensei que deve ser algo muito importante para o leitor SD está na linha mais profissional de uma marca de luxo. Pode pensar que é só uma questão de ser antiquado, até assistir um vídeo no youtube de um fanboy da Apple reclamar que os novos Macbook e Macbook Pro não vinham mais com leitor SD. É sério! Assistam o vídeo e vejam.


Mas e o que eu acho disso tem alguma condição de ser a realidade de muitos? Bom, a primeira vez que eu usei o SD, notei uma diferença gigante em relação ao pendrive em dois pontos. O desempenho do SD é muito superior na hora de abrir o cartão, e para colocar o cartão no leitor, temos a certeza de quer o leitor de cartão irá se desgastar muito mais devagar que o USB conforme o tempo passa. É como que o Leitor SD fosse durar 1000 anos e a porta USB fosse ficar folgada em apenas 5 anos. Claro que o SD é mais lento que o USB na leitura e gravação, principalmente o USB type C que substituiu o SD nos novos Macbook e Macbook Pro, mas eu disse que o desempenho do SD é muito maior que o USB 2.0 (ainda não vi o USB Type C) para carregar o cartão.

Mas talvez a minha impressão não seja a favorita da classe média alta que tem um Apple. Sabemos por testemunhas que o USB não tem segurança nenhuma. São famosas as notícias de que Israel e EUA invadiam o sistema de energia nuclear iraniano usando as portas USB, ou a construção de pendrives que fritam seu notebook. Talvez o USB Type C tenha resolvido esses problemas de segurança, mas acho que vai demorar para o consumidor confiar, afinal, o SD tem "segurança" no nome. E o Mac está sendo usado até por tribunais de justiça. Final os novos Macbook e Macbook Pro usam o USB Type C "pra tudo", até para carregar a bateria. Mas novas versões do Macbook Air ainda não foram lançadas, e podemos ver nas imagens da página oficial que ele tem um leitor SD na lateral direita.

Conclusão

Esse pequeno contratempo com o SD mostra que o Ubuntu não está 100%. Outro problema no sistema é que muitos aplicativos não são compatíveis com a cryptografia do sistema, como o Kazam. Mas você pode ver que nos demais é a mesma coisa. No mesmo vídeo acima o rapaz fala das falhas do touchbar e do desempenho do novo Macbook, mas sempre foi assim, com uma atualização posterior para resolver os problemas, inclusive de desempenho. Enquanto isso, um único comando simples no Ubuntu para resolver todo o problema dos cartões SD, é mais do que satisfatório.

5 comentários:

  1. Obrigada meu caro companheiro!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, depois de ver muitos fóruns, este foi o único que deu certo

    ResponderExcluir
  3. Estamos em final de 2020 eu aqui com lixo de notebook, pra não comprar outro Positivo optei pelo lixo do Samsung E30 essencial, que de essencial não tem nada, quando quer funciona o wifi e não tem porta de leitura de SD... ai o linux não lê pela USB.

    ResponderExcluir
  4. Mano, vc é o rei!!! rs
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Não funcionou aqui ! :(
    Ele reconhece e abre o microSD, porém não permite ejetar com segurança

    ResponderExcluir

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...