domingo, 24 de janeiro de 2016

Print Screen (Prt Sc) no Lubuntu (Scrot)

Com o Unity, o Ubuntu ficou muito mas pesado. Como o meu notebook é modesto, passei bastante tempo usando o gnome. Mas nem o Gnome foi suficiente para trabalhar. Por essa razão eu resolvi instalar o LXDE, interface especialista em computadores com configurações limitadas. Não me arrependi, a área de notificação funcionou perfeitamente com os aplicativos extras que eu tinha instalado, como o Spotify, Telegram e Mega, ainda que com limitações. Mas é necessário aprender a usar essa interface, uma das minhas dificuldades iniciais foi em capturar a tela.

O Gnome e o Unity utilizam o "gnome-screensaver". Uso o Ubuntu 14.04 e para instalar o LXDE eu só precisei instalar o Lubuntu que tem uns 200MB e seu capturador de telas é o Scrot. Ao pressionar a tecla Prt Sc em seu teclado, você pode achar que nada aconteceu. É porque o programa está previamente configurado pra salvar em uma pasta e com um nome especificado. No meu caso, na pasta /home/[usuário]. Demorei para entender até abrir a pasta e ver as imagens salvas lá.


Você deve querer ter seu Prt Sc configurado do seu jeito, para isso basta editar o arquivo de configuração do Lubuntu "/home/[usuário]/.config/openbox/lubuntu-rc.xml". Dentro desse arquivo, localize a linha relacionada ao "Print", "A-Print" ou screenshot, e deixe da forma que você preferir. Veja, eu utilizei a combinação Shift+Prt Sc para capturar uma área selecionada com o mouse, além da captura padrão. Viu?

A opção S-Print indica que será acionado pela combinação Shift+Prt Sc a captura "--select", que quer dizer que irá captura a área selecionada com o mouse.
Feito isso, salve o arquivo. Para aplicar as alterações sem reiniciar o PC, basta digitar o comando da figura abaixo. Observe que eu usei o "man scrot" para escolher minha opções de captura favoritos. Se você fizer tudo corretamente, vai funcionar normalmente. Obs: Se você fez alterações na opção "Preferências > Aplicações pré-definidas de LxSession" e agora o "scrot" está fazendo algo que você não queira, pode apagar o campo da opção "Screenshot manager" e "screensaver" que você não deve ter problemas.






3 comentários:

  1. Nossa cara! Me salvou aqui, eu já tava quebrando a cabeça tem dias para fazer essa coisa funcionar do jeito que eu queria... Salve o LINUX!

    ResponderExcluir
  2. Porque que no linux gostam de complicar tudo? que saco.

    ResponderExcluir
  3. I am very greatfull to you as you shared this.I am recently developing associate app how to mod spotify premium apk
    that is you may have an interest to seem on that :

    ResponderExcluir

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...