Linguagem de programação Swift

Não sei em que mundo eu estava exatamente que não vi a linguagem de programação criada pela Apple, o Swift. Tudo bem que eu não sou programador de nada, mas os resultados que a linguagem da Apple apresentou foram muito boas.

Além de mostrar ser de fácil utilização, o Swift é, como a Apple gosta de destacar, mais rápida na hora de executar aplicativos desenvolvidos com essa linguagem. Ela já é a favorita dos programadores da Apple.

HTML5 e JAVA

É bom que tenha sempre boas opções, mas será que o Swift será uma boa opção comparado ao HTML5 e ao JAVA? Programar nessas linguagens significa programar para todo o tipo de dispositivo, então eu suspeito que o Swift não tenha muita utilidade.

Um sistema operacional, por exemplo, feito por chineses, tem sua interface completa feita em HTML5. O nome desse sistema é o Deepin. Além do próprio Firefox OS, o Deepin é o sistema que prova que a linguagem Web funciona para os computadores pessoais também. Como mostra na própria página do projeto da Apple, eles parecem não incluir a linguagem em projetos mais corporativos, o HTML5 pode então substitui perfeitamente o Swift. É importante lembrar que a Microsoft foi uma das primeiras a trabalhar com HTML5 nas aplicações e ferramentas do sistema no Windows 8.

Conclusão

Se for então para criar editores de imagem, reprodutor multimídia ou jogos simples, a linguagem não parece substituir o HTML5 para programação. Imaginar softwares como o Skype, Whatsapp, Instagram ou Snapchat, usando a linguagem da apple ao invés do HTML5, é um pouco difícil para mim. Melhor começar a estudar o funcionamento da programação com o HTML. O Swift no entanto, pode se dá bem em jogos para a Apple mais complexos. Não dá pra visualizar a linguagem da Apple substituindo o Java nos smartcard por exemplo. De qualquer forma, parabenizo a Apple por fazer uma linguagem que funcione muito bem e que, segundo seus adeptos, seja tão fácil assim de utilizar.

Comentários

  1. Amigo, uma correção...html5 não é uma linguagem de programação, é linguagem de marcação. Ela é essencial principalmente para o desenvolvimento Web, mas ela serve para gerar a parte visual, onde o usuário vai interagir, mas é sempre preciso uma linguagem de programação para fazer um tratamento de dados ou inserção no banco como o PHP ou JavaScript.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas