Muitos problemas me fizeram parar de usar o Firefox. Somados, davam um monte de dor de cabeça. Voltei a usa-lo agora porque o Chrome, parou de atualizar automaticamente, eu preciso ir lá na página frequentemente para ver se uma nova versão do navegador está disponível. Já o Opera/NEXT, não possui suporte ao "MEGA Privacy", meu armazenamento on-line escolhido.
Meus problemas com o Firefox eram muito incômodos. O Flash player sofre com pequenos congelamentos. Dicionários com idiomas duplicados na lista que aparece ao clicar o botão direito do mouse. Apareciam 2 português brasileiros, 2 inglês canadenses, 2 inglês africano, e assim por diante. E o dicionário tinha que ser configurado todas as vezes que eu abria uma nova aba/janela. O Firefox também tinha sérios problemas para apagar as minhas informações (sim, eu fiz os testes com o sync também), mesmo desinstalando o navegador usando o
aptitude remove/purge
, ao reiniciar o sistema e instalar o navegador, lá estava minhas contas todas abertas.
Obs: Escrevi sobre o meu caso no Opera/NEXT para o e-mail oficial de suporte do Mega Privacy e obtive uma resposta extremamente empolgante e otimista em relação ao Firefox. Isso foi o que me inspirou a tentar o Firefox novamente. Leia o que o MEGA Privacy me respondeu aqui.
Um trecho:
"Firefox 20 +:
+ Suporta envios pasta recursivas
+ Muito estável graças ao gerenciamento da memória
+ Motor JavaScript extremamente rápido
+ Excelente renderização de texto, com espaçamento entre caracteres adequada /
kerning mesmo sob MacOS
⇒ Altamente recomendado"
+ Suporta envios pasta recursivas
+ Muito estável graças ao gerenciamento da memória
+ Motor JavaScript extremamente rápido
+ Excelente renderização de texto, com espaçamento entre caracteres adequada /
kerning mesmo sob MacOS
⇒ Altamente recomendado"
Ao instalar novamente o Firefox depois de passado muito tempo e muitas atualizações, vi que minhas informações já não estavam mais lá. Porém, o flash player continua com os pequenos congelamentos problema que pode ser resolvido usando o HTML5.
O problema dos dicionários era causado pela atualização do navegador que em novas versões, não aceitava mais os dicionários no formato .deb instalados com o comando "aptitude". Antes eu não sabia disso. Agora os dicionários eram apenas em extensões para o navegador. Ao remover o Firefox, os dicionários não eram removidos, por isso eles sempre voltavam na reinstalação do navegador, e a incompatibilidade provocava as falhas já relatadas.
Tudo o que eu tive que fazer era desinstalar os arquivos .deb permanentemente e depois, instalar as extensões do dicionário pela opção do menu
Complementos
. Primeiro eu usei o comando remove
e depois o purge
, para deletar arquivos de configuração eu acho. O arquivo a ser removido é o myspell-pt-br
, mas no meu caso tive que incluir outros arquivos que eu havia instalado. O comando que eu usei foi.$ sudo apt-get remove myspell-pt myspell-pt-pt myspell-en-au myspell-en-za myspell-en-gb hunspell-en-ca
$ sudo apt-get purge myspell-pt myspell-pt-pt myspell-en-au myspell-en-za myspell-en-gb hunspell-en-ca
$ sudo apt-get remove myspell-pt-br
$ sudo apt-get purge myspell-pt-br
Como nada é perfeito, o Firefox não adicionou o http://br.baidu.com/ na barra de pesquisa. Como o Baidu é uma ferramenta de pesquisa superior ao Google e o Bing, agora ele é a minha opção número 1. Então decidi remover a barra de pesquisa do Firefox.
Personalização do Firefox usa o recurso de clicar e arrastar. |
E é isso. Espero que esse artigo tenha sido útil. Até o momento, as principais falhas do navegador foram sanadas.
Referencias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário