Por que o GNU/Linux é o futuro?

O Tribunal Superior Eleitoral é o responsável pelas urnas eletrônicas que usam GNU/Linux desde 2008 (no governo Lula). Pra quem não se lembra, as urnas eletrônicas foram adotadas pela primeira vez em 1996, no governo FHC, mas usavam sistemas proprietários.

O link resume bem porque o GNU/Linux é o futuro.

Trecho: "O uso da plataforma Linux ocorre desde 2008, por opção da Justiça Eleitoral, que considerou o sistema de código aberto mais confiável que aplicações proprietárias que, em tese, possuem códigos protegidos inacessíveis aos técnicos do judiciário."


Como podem ver, não é por causa da possibilidade de fazer outros sistemas operacionais que o Linux é o futuro. Isso é apenas um hobbie dos programadores. O governo brasileiro, desde que o PT assumiu o poder, decidiu usar o sistema operacional, porque os sistemas proprietários não permitiam uma olhada para saber se o Windows, por exemplo, é confiável. Entenderam?

Abaixo há outros exemplos em que o governo Dilma Rousseff utiliza o sistema operacional. Deem uma olhada com atenção.
1 - http://webdig.com.br/19615/brasil-bancos-estatais-usam-linux-privados-windows-xp/
2 - http://www4.serpro.gov.br/noticias-antigas/noticias-2005-1/20050429_04


Agora que temos um bom raciocínio, vamos ao assunto. Andei ouvindo algumas críticas contra o Baidu, e descobrir a necessidade de colocar luz nessa empresa. E por que? O Baidu não é um antivírus, e sim uma empresa chinesa, principal concorrente do google, para pesquisas que oferece antivírus, navegador e outras soluções. Por coincidência, a Microsoft está sendo processada pelo governo chinês por práticas de monopólio.

1 - Sitio de busca brasileiro do Baidu (a minha principal escolha). http://br.baidu.com/

2 - Notícia em que o governo chinês investiga a Microsoft por espionagem. http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/china-inicia-investigacao-em-escritorios-da-microsoft

3 - Governo chinês investiga Microsoft por monopólio. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/07/governo-chines-investiga-microsoft-por-suspeita-de-monopolio.html

4 - Governo chinês acusa Microsoft por obstrução da investigação. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/08/china-diz-que-microsoft-nao-deve-obstruir-investigacao-por-monopolio.html

Fazendo uma pequena especulação, a Microsoft não permite que as empresas tenham total acesso ao sistema operacional, o que permite que ela faça todo o tipo de alteração no Windows prejudicando os aplicativos do Baidu, sem que a empresa chinesa tenha conhecimento.

[ATUALIZAÇÃO DE 22 DE JUNHO DE 2015]
"Microsoft​ deixará governos analisarem códigos-fonte para combater espionagem." Com isso, a empresa marca pontos e reserva um lugar como solução para os governos

[ATUALIZAÇÃO DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015]
O TSE enfatizou a notícia de que a auditoria do PSDB, partido de oposição ao governo brasileiro e que perdeu mais uma eleição para o PT, não encontrou fraudes nas eleições. Segundo o TSE, isso confirma a segurança da urna eletrônica e confirma a razão para o GNU/Linux ser o futuro, personagem central desse artigo.

O poder judiciário eleitoral, MPE e TSE, fez duras críticas ao PSDB por fazer essa aventura, o motivo foi o alto custo da operação de auditoria. Eles pediram para que isso não se torne rotina. Até o ministro Gilmar Mendes, nomeado pelo PSDB ao STF e também ministro do TSE, deixou claro a confiabilidade das urnas eletrônicas. Nessa mesma publicação do TSE, a proposta do voto impresso foi duramente criticada por entender que a proposta não ajuda no combate a fraudes e ainda trás um custo adicional ao processo, adicionando máquinas várias vezes mais caras que as urnas eletrônicas. Veja a publicação do TSE.

Comentários

Postagens mais visitadas