domingo, 3 de junho de 2018

Gimp 2.10 vale a pena?


Não há razão nenhuma para não gostar do Gimp. É de graça, tem uma porção de possibilidade de edição, filtros e é intimo do Linux. A cada bom lançamento de software, sendo ele livre ou de código fechado, seus usuários sempre esperam a próxima versão da família já que na primeira versão é bastante provável que venha com algumas falhas. No Gimp o pensamento deve ser o mesmo, mas como não sou profissional na área de gráfico eu decidir instalar. Para aqueles que está na mesma condição que a minha eu incentivo a substituir seu 2.8 para a nova versão pois realmente parece muito boa e até agora não vi nenhuma falha.





O que mais chama atenção no Gimp 2.10 é o desempenho, é quase duas vezes superior a família anterior (usando olhos humanos). É realmente fantástico vê-lofuncionar tão leve quando um editor de texto, inclusive na hora do ajuste no uso das ferramentas, quando é aquele momento em que você mostra ao programa o que fazer antes de aplicar a mudança. É um ponto valioso para o Gimp.

Não posso me aprofundar no resto das novidades porque como já falei, não sou profissional na área e, olha que bacana, não uso outra ferramenta além do Gimp a pelo menos uns 10 anos. Até tenho o diploma de photoshop de 2006. Qual era usado na época? O Photoshop 7.0? Só sei que ao bater o olho da pra ver muita coisa nova, mas bastante familiar a interface antiga. Como o menu “novo”, as opções “cores” e “curvas” e a janela de edição dos filtros. Tudo bastante familiar mas com uma cara bem mais profissional.









O Gimp é um excelente processador de imagem, e não a falhas bobas na nova versão como problemas para exportar a imagem ou adicionar arrastando direto da pasta, comuns em mudanças tão grande como a que aconteceu nesse caso. Então porque não começar a usar? E uma outra boa notícia. A equipe snapcraft já o disponibilizou e o Gimp 2.10 pode ser instalado via snap. Agora que essa onda de reformulação na interface dos aplicativos livres, estou curioso para a chegada do Blender 2.8. Talvez a equipe snapcraft esteja esperando por isso par uma chegada em grande estilo do Blender ao snap.

Uma das coisa que eu fiz no novo Gimp 2.10 foi o efeito de fotos antigas, que são aquelas fotos que ficam amareladas com o tempo e tem qualidade inferior. Foi muito legal fazer isso de forma tão rápida, mesmo com apenas um dia de contato. Nenhum travamento, nenhuma falha gráfica, nada. O Gimp 2.10, com a ajuda do Ubuntu, realmente chegou fazendo barulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...