domingo, 10 de junho de 2018

Snap = Encaixe

Recentemente tenho descoberto o quão bom é o snap do Ubuntu. Já substituir o Libreoffice e instalei o Gimp, Inkscape, Telegram, entre outros através do "snap install". Acho sinseramente que se os desenvolvedores não migrarem do deb/rpm/pkg para o snap, ficarão para trás. Vou colocar duas ou três vantagens do snap aqui porque a muitas e eu sou apenas um usuário final e não desenvolvedor. Mas essas vantagens são muito boas.
Aló Google! Onde está seu aplicativo de blog no snap?



Atualização é sempre um saco, mas no snap deixou de ser, o que chegava a ser algo impossível de se resolver no Linux sem uma revolução como o SSD e os processadores de 8 núcleos. Atualizar snaps automaticamente realmente não te incomoda nem um pouco. Chega de perda de desempenho no fim do dia porque o ubuntu rodou o "apt upgrade".

É muito bom você poder escolher de quais repositórios você quer instalar o snap sem ficar preocupado. Recentemente soube que o Blender chegou a sua versão 2.8 com interface nova e que ela estava disponível no repositório "--edge" do snap. Resolvi instala-lo e para a minha surpresa, além de não ver grande diferença, não estava disponível os perfís de interface. Como não sabia configurar manualmente o Blender para transformá-lo em editor de vídeo, decidir voltar para a versão anterior. Nada de desinstalar o snap, bastou apenas usar o comando "snap refresh blender --stable" e ele voltou a versão 2.79 em menos de 1 segundo. É como se ele instalasse um do lado do outro e depois é só escolher. Muito bacana!



Instalar um arquivo em qualquer sistema é realmente algo de profissional. A Adobe tentou isso com o Air e a Microsoft com o .NET, mas só o snap do Ubuntu eu vi funcionar realmente.

Desenvolvedores testemunham que é muito fácil e rápido disponibilizar seus aplicativos no snap e usuário de outros sistemas operacionais como o zorin, também andam usando a nova solução. De modo que o crescimento do snap está maior do que o próprio repositório deb/rpm/pkg. Está a ponto de eu baixar jogos incríveis como o "flare-rpg" e o "0ad", mas também softwares proprietários como o "simplescreenrecorder-mardy". Então será que o snap irá substituir o apt definitivamente? Pra mim já substituiu.
Pelo que eu vi nos tradutores do google e do Yandex, snap é, especificamente, o estalo que se escuta ou sente quando algo se encaixa. Curioso né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...