Snap = Encaixe

Recentemente tenho descoberto o quão bom é o snap do Ubuntu. Já substituir o Libreoffice e instalei o Gimp, Inkscape, Telegram, entre outros através do "snap install". Acho sinseramente que se os desenvolvedores não migrarem do deb/rpm/pkg para o snap, ficarão para trás. Vou colocar duas ou três vantagens do snap aqui porque a muitas e eu sou apenas um usuário final e não desenvolvedor. Mas essas vantagens são muito boas.
Aló Google! Onde está seu aplicativo de blog no snap?



Atualização é sempre um saco, mas no snap deixou de ser, o que chegava a ser algo impossível de se resolver no Linux sem uma revolução como o SSD e os processadores de 8 núcleos. Atualizar snaps automaticamente realmente não te incomoda nem um pouco. Chega de perda de desempenho no fim do dia porque o ubuntu rodou o "apt upgrade".

É muito bom você poder escolher de quais repositórios você quer instalar o snap sem ficar preocupado. Recentemente soube que o Blender chegou a sua versão 2.8 com interface nova e que ela estava disponível no repositório "--edge" do snap. Resolvi instala-lo e para a minha surpresa, além de não ver grande diferença, não estava disponível os perfís de interface. Como não sabia configurar manualmente o Blender para transformá-lo em editor de vídeo, decidir voltar para a versão anterior. Nada de desinstalar o snap, bastou apenas usar o comando "snap refresh blender --stable" e ele voltou a versão 2.79 em menos de 1 segundo. É como se ele instalasse um do lado do outro e depois é só escolher. Muito bacana!



Instalar um arquivo em qualquer sistema é realmente algo de profissional. A Adobe tentou isso com o Air e a Microsoft com o .NET, mas só o snap do Ubuntu eu vi funcionar realmente.

Desenvolvedores testemunham que é muito fácil e rápido disponibilizar seus aplicativos no snap e usuário de outros sistemas operacionais como o zorin, também andam usando a nova solução. De modo que o crescimento do snap está maior do que o próprio repositório deb/rpm/pkg. Está a ponto de eu baixar jogos incríveis como o "flare-rpg" e o "0ad", mas também softwares proprietários como o "simplescreenrecorder-mardy". Então será que o snap irá substituir o apt definitivamente? Pra mim já substituiu.
Pelo que eu vi nos tradutores do google e do Yandex, snap é, especificamente, o estalo que se escuta ou sente quando algo se encaixa. Curioso né?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ubuntu Não Lê Cartões SD

Print Screen (Prt Sc) no Lubuntu (Scrot)

Ubuntu Kazam Audio (Resolvido)