Problemas para atualizar do Windows 8 para o Windows 8.1

Se tem uma coisa em que a Microsoft parece tem problema, é com a atualização de seu sistema Windows. Já peguei um Windows 7 que simplesmente do nada, parou completamente de atualizar e ficou assim por meses. E é importante ressaltar que a atualização do sistema é indispensável, principalmente pra quem usa JAVA para acessar contas em banco. Não seja louco de acessar sua conta em banco se tiver problemas para atualizar seu sistema, seja ele Windows, MAC OS ou GNU/Linux.


Com um PC com Windows 8 que eu tenho aqui, o mesmo problema surgiu. Eu não conseguia atualizá-lo para o Windows 8.1 e até cheguei a pensar que fosse uma atualização do .NET que estava com problemas e impedindo a atualização. Então usei o tutorial do Luiz Carlos S. Silva para tentar consertar. Não só não resolveu a atualização normal, como também não resolveu a atualização para o Windows 8.1.


Mas para frente nesse artigo, você vai ver que é possível que essa falha na atualização pode não ser uma falha. Ainda não sei, continue lendo o artigo. Mas não precisei instalar essas atualizações para atualizar para o Windows 8.1 e nem para receber a notificação e reservar a atualização para o Windows 10.

AI VEM O WINDOWS 10 DE GRAÇA E VOCÊ VAI PERDER PORQUE NÃO CONSEGUE ATUALIZAR PARA O WINDOWS 8.1.

É verdade. A Microsoft só vai atualizar gratuitamente para o Windows 10, computadores que tenham o Windows 7/8.1 originais, o Windows 8.0 ficou de fora. E agora? Você não tem outra escolha a não ser atualizar para o Windows 8.1. Então como resolver o problema?

O PROBLEMA

O que aconteceu comigo foi o seguinte. Quando eu fui atualizar para o Windows 8.1, a Loja da Microsoft mandou a seguinte mensagem:

Tudo bem. Sai da minha conta de usuário normal e acessei a conta de usuário com privilégios administrativos. E a mesma mensagem apareceu (na verdade a mensagem da imagem acima havia sido emitida por uma conta administrativa).

O ADMINISTRADOR

Então diante dessa mensagem, a primeira coisa que você é induzido a fazer é pesquisar sobre "conta de administrador". Sua pesquisa pelo sítio de suporte da Microsoft faz você se deparar com algo. Uma conta mestre que tem acessos maiores que o administrador criado pelo operador do sistema na instalação do Windows 8 e fica desativada. Então pela mensagem, você deve ter seguido a orientação para ativar a conta de "Administrador" que é o mesmo procedimento usado no Windows 7.

Então, depois de ativar o administrador, você acessa essa conta e vai acessar a Loja quando recebe a seguinte mensagem.


Restou pesquisar mais até descobrir a solução correta. Limpar a cache da Loja do Windows da conta normal de administrador. Rode o aplicativo wsreset.exe e pronto, a mensagem persiste. O que? A mensagem persiste? Sim, o sistema ainda não consegue atualizar para o Windows 8.1.

Se você acessou a loja do Windows como administrador normal e a mensagem ainda pede para usar uma conta de administrador, mesmo depois de você ter limpado a cache da Loja, você chegou no ponto correto para a solução do seu problema. Significa que você realmente tentou de tudo. Ninguém pode culpa-lo por não ter tentado, mas podem te culpar por não ter prestado atenção no procedimento? Também não.



Sim, eu consegui resolver meu problema, como pode ver na imagem número 5, e tenho certeza de que o que eu escrever aqui vai resolver o problema de muitas pessoas.

A SOLUÇÃO

Solução Passo a Passo (Preste bastante atenção)
  1. Se você acessou a conta de administrador (usuário) e recebeu da Loja a mensagem de que você precisa acessar a conta de administrador para atualizar, significa que você precisa limpar a cache do Windows Store.
  2. Se você escolheu limpar a cache, logo de primeira, você já deve está atualizando o sistema para o Windows 8.1. Mas a mensagem da Loja não manda você limpar a cache.
  3. Então você vai na internet o procura sobre como acessar a conta "Administrador". Quando você ativa a conta "Administrador", é ai que tudo dá errado.
  4. A conta "Administrador" não pode abrir a Loja e a outra conta de administrador que tem um nome que você colocou, perde o direito de atualizar o sistema.
  5. Então para reverter o que você foi orientado a fazer pela própria Microsoft, você precisa desativar a conta "Administrador" com o comando "net user administrador /active:no", acessar e limpar a cache da Loja como o administrador normal e ai então, seguir o procedimento normal de atualização do sistema (por segurança, reinicie o sistema para cada um desses procedimentos que você executar).



Observações:
  1. Você não precisa logar na sua conta de e-mail da Microsoft para atualizar o Windows 8.0 para o 8.1. 
  2. Não esqueça de atualizar o Windows 8.1 antes de fazer qualquer coisa. Será necessário. Os problemas na atualização normal não devem aparecer.

CONCLUSÃO (Mensagens não muito inteligentes)

Exatamente. A culpa de você não ter sido muito bem sucedido, foi por causa das mensagens do sistema que levaram você a fazer o procedimento errado. Foi péssimo Microsoft! Bem que poderia acrescentar a mensagem algo do tipo "...Se você já está logado como administrador, tente limpar a cache da Loja executando o 'wsreset.exe'. Mas Atenção, a conta 'Administrador' precisa está desativada para atualizar o sistema."

Mas é preciso admitir que, a Loja do Windows 8.0 tinha seus problemas sim e era preciso atualizar através dessa Loja. É um problema que a Microsoft deveria ter corrigido, assim não precisaria limpar a cache nem nada do tipo.

1. http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_8-winapps/o-app-loja-do-windows-8-n%C3%A3o-esta-abrindo/e612ccee-2b1a-495c-bb18-ad8ef77a1619
2. http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_8-windows_install/problemas-com-o-windows-store/b562b842-3add-4e6c-bf8a-e3c948011fec

Comentários

Postagens mais visitadas