Acessar internet pelo computador usando GPRS.

Em um momento de dificuldades de conexão, eu acabei descobrindo algo que muitos talvez ainda não saibam. Você pode acessar a internet 2G, o GPRS com tecnologia EDGE, pelo seu computador via USB. Da mesma forma que você faz com a tecnologia 3G e 4G (futuramente a 5G, que também será uma tecnologia chinesa).

Para acessar a internet EDGE, eu tirei o meu chip da OI do meu celular (o P200) e coloquei em um modem 3G da Huawei que eu peguei emprestado por estar sem uso algum. A internet é lenta mas quebra o galho, e claro que não é de graça. Basta obedecer as regras da operadora. A empresa chinesa tem respeito no seu RG, no modem você encontra o instalador do programa para a conexão (um programa da vivo no caso), tanto para Windows quando para GNU/Linux. Eu não sei como é o processo de instalação no sistema da Microsoft, mas no Ubuntu funcionou perfeitamente.

Eu só tive que copiar o instalador do modem (que vira um pendrive também ao ser inserido na usb) para o meu HD, adicionar permissão para execução do arquivo instalador usando o "chmod" e depois executar como um aplicativo comum do GNU/Linux. Tudo vai funcionar perfeitamente, mais você não precisa instalar o aplicativo, o Ubuntu já possui um utilitário que te coloca na internet sem nenhum problema, tanto em uma conexão GPRS/EDGE, como em uma conexão 3G/4G.

Os comandos usados abaixo devem ser acionados na pasta que você copiou o instalador, obviamente.
$ chmod x+u install
$ ./install

Veja o conteúdo da pasta que possui o aplicativo de conexão para o GNU/Linux.

Depois é só correr pro abraço da internet adquirida rapidamente, sem rodeios de contrato ou conversas demoradas para evitar que você use o pré-pago até conseguir um serviço melhor. A internet é lenta, mas vai funcionar onde o sinal de celular, onde você liga para alguém normalmente, funciona. É a mesma limitação que você sempre teve com as operadoras e sua cobertura. O aplicativo que vem no modem, o da Vivo no caso, ajuda a gerenciar a força do sinal e ainda permite receber os SMS que você receberia no celular. Bom pra saber se você recebeu ligação.

Sei que ainda devo um artigo sobre o acesso a internet pelo celular Positivo P200 que eu comprei, mas ainda não consegui. Ao inserir o USB e escolher utiliza-lo como uma porta com, o fantástico Ubuntu entende que o celular é um modem e adiciona a opção de "Habilitar banda larga móvel", mas ao fazer o processo eu não consigo acesso a internet. Quem souber como fazer, comenta aqui explicando que eu publico minha experiência baseado no seu comentário. Artigo sobre como fazer isso no Iphone me faz acreditar que no meu celular, não é possível fazer.

Talvez esse artigo seja muito bom acrescentando algo. Mas acho que o mérito todo foi de quem criou essa tecnologia. De fato, parece ter sido feita para facilitar a nossa vida, algo que o capitalismo seria, aparentemente, incapaz de fazer, já que, em essência, o capitalismo funciona em função do dinheiro e essa política ainda não aprendeu com o famoso ditado "de grão em grão a galinha enche o papo".

Esse artigo tem o objetivo de mostrar que é possível se conectar a internet dessa forma, para aqueles que vivem em lugares onde não há cobertura 3G/4G. A conexão é precária, mais talvez um chip pré-pago possa te salvar um dia.

Comentários

Postagens mais visitadas