Proinfo

O governo federal tem um projeto muito bem desenvolvido para a educação tecnológica no Brasil. Abaixo você pode ler um trecho da introdução de um dos livros usado pelo "ProInfo".

"O Proinfo é um programa educacional criado pela Portaria no 522/MEC, de 9 de abril de 1997, e posteriormente regulamentado pelo Decreto no 6300 de 12 de dezembro de 2007, para promover o uso pedagógico de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na rede pública de ensino fundamental e médio. O Proinfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com os governos estaduais e alguns municipais. Seu principal objetivo é a introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na escola pública, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, caracterizando-se como um programa de educação. Três documentos básicos orientam o Proinfo:
  1. Diretrizes do Proinfo, estabelecidas pelo MEC e pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED), em julho de 1997;
  2. O Plano Estadual de Informática na Educação estabelece objetivos para a introdução das NTIC na rede pública de ensino, sendo subordinado ao 1 planejamento pedagógico geral da educação na unidade federada. Estabelece ainda critérios para a participação de escolas no programa, incluindo diretrizes para elaboração de projetos pedagógicos com uso de NTIC; 
  3. O Projeto Estadual de Seleção e Capacitação de Recursos Humanos para o Proinfo, que apresenta normas para seleção e capacitação de recursos humanos para o programa (professores e técnicos)."
Baixe o livro para suporte técnico elaborado pela Escola Superior de Redes (RNP) para o Proinfo.

Você pode ler online ou descarregar o PDF.
O ProInfo usa o Linux Educacional como sistema operacional que está em constante desenvolvimento na UFPR. Recentemente está na versão 5.0 que é baseado no Ubuntu. Para descarregar a ISO do sistema (fazer o download), vá na aba Instalar do site e escolha se você vai instalar no seu computador pessoal ou num computador da escola. Infelizmente não há versões de 64 bits.
Manual do usuário, de instalação do sistema e de configuração do ProinfoData está disponível em PDF.

Um pouco mais do ProInfo.
Apresentação do Proinfo.

Comentários

Postagens mais visitadas