Proinfo

O governo federal tem um projeto muito bem desenvolvido para a educação tecnológica no Brasil. Abaixo você pode ler um trecho da introdução de um dos livros usado pelo "ProInfo".

"O Proinfo é um programa educacional criado pela Portaria no 522/MEC, de 9 de abril de 1997, e posteriormente regulamentado pelo Decreto no 6300 de 12 de dezembro de 2007, para promover o uso pedagógico de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na rede pública de ensino fundamental e médio. O Proinfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com os governos estaduais e alguns municipais. Seu principal objetivo é a introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) na escola pública, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, caracterizando-se como um programa de educação. Três documentos básicos orientam o Proinfo:
  1. Diretrizes do Proinfo, estabelecidas pelo MEC e pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED), em julho de 1997;
  2. O Plano Estadual de Informática na Educação estabelece objetivos para a introdução das NTIC na rede pública de ensino, sendo subordinado ao 1 planejamento pedagógico geral da educação na unidade federada. Estabelece ainda critérios para a participação de escolas no programa, incluindo diretrizes para elaboração de projetos pedagógicos com uso de NTIC; 
  3. O Projeto Estadual de Seleção e Capacitação de Recursos Humanos para o Proinfo, que apresenta normas para seleção e capacitação de recursos humanos para o programa (professores e técnicos)."
Baixe o livro para suporte técnico elaborado pela Escola Superior de Redes (RNP) para o Proinfo.

Você pode ler online ou descarregar o PDF.
O ProInfo usa o Linux Educacional como sistema operacional que está em constante desenvolvimento na UFPR. Recentemente está na versão 5.0 que é baseado no Ubuntu. Para descarregar a ISO do sistema (fazer o download), vá na aba Instalar do site e escolha se você vai instalar no seu computador pessoal ou num computador da escola. Infelizmente não há versões de 64 bits.
Manual do usuário, de instalação do sistema e de configuração do ProinfoData está disponível em PDF.

Um pouco mais do ProInfo.
Apresentação do Proinfo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ubuntu Não Lê Cartões SD

Print Screen (Prt Sc) no Lubuntu (Scrot)

Ubuntu Kazam Audio (Resolvido)