Depois do monopólio tecnológico


O mundo conheceu nesse novo século novas soluções às tecnologias. Elas fazem frente as soluções que já existiam, e que pertenciam a mega multinacionais. Os seus preços eram ou são altíssimos e faz com que pequenos e médio empreendimentos além de pessoas de baixa renda, não possam usufruir dessas tecnologias. Pois as novas soluções que apareceram recentemente vieram para quebrar essas barreiras, mas também não só essas.

Outras barreiras impostas pelo monopólio tecnológico, ou a falsa concorrência, é a falta de soluções alternativas. Não só o fato dos preços impedirem a implementação, mas a falta de inovação tecnológica que trás uma resseção na área. Porem, a busca por outras soluções terminou obrigando as grandes empresas a inovar e deu um novo fôlego a área de TI.

A inovação na área de hardware também trouxe muitas surpresas, como o Google Glass, Kinect ou carros que andam sozinho. O que é mais interessante, é como as outras empresas acompanharam as mudanças, não foi nenhuma surpresa nessa área. O uso de cabos de fibra óptica por exemplo, é uma tecnologia antiga, mas foi proibida de ser implantada onde foi mas necessário. Agora, os cabos de fibra óptica ainda são tratados como novidade tecnológica, o que me faz pensar quais as outras tecnologias estão sendo retidas.


Hoje o futuro promete diversos sistemas operacionais para vários hardwares diferentes, varias maneiras diferentes e econômicas de fazer as coisas e principalmente, industrias. Não industrias para a Europa e EUA, mas para a América latina, Africa e Asia também. Espero que as pessoas mais céticas parem de criticar a industria brasileira hoje, sonhando com o a industria Americana, e ajude a construir a nossa própria. Não adianta destruir a industria antiga sem ter uma nova para colocar no lugar.


Solução para gestão de empresas http://www.stoq.com.br/

Tudo isso vai fazer o nosso futuro, e pelo que eu vejo até agora, parece ser o futuro que todos precisamos e merecemos. Vejo vocês lá.

Comentários

Postagens mais visitadas