quinta-feira, 18 de junho de 2020

Eu Fiz Uma Coisa Terrível.

No dia de hoje (2020-06-17) eu fiz a atualização do meu sistema Guix e o sistema me deu excelentes novidades. Agora eu posso abrir um arquivo direto do Thunar no XFCE, e o gnome-desktop-service-type adicionou o Boxes, uma ferramenta para criar máquinas virtuais para os sistemas da Red Hat, na mudança para a nova versão do Gnome. Mas esse artigo não é para falar sobre atualização e sim sobre manutenção do Guix.
Se você leu o “guix.pdf” deve saber que com o comando guix gc, você libera do seu disco pacotes que deixaram de ser utilizados com a chegada de novas atualizações. Eu decidir ir mais além e de fato, conseguir liberar ainda mais espaço, mas acabei perdendo alguns dados do /gnu/store e a partir daí, passei a reinstalar os dados consumindo mais internet. Isso não quebrou o sistema, só excluiu códigos fontes que poderiam ser reutilizados, dispensando novos descarregamentos dos substitutos (downloads do repositório do guix). Além disso, voltei a ter problemas com o locale, sempre tinha que exportar a variável de ambiente para usar o “guix para brasileiros”.
Mas o Guix System é realmente um sistema para nossa era contemporanea. Todos esses problemas foram resolvidos apenas usando o comando de atualização do sistema. Voltamos aquelas regras da primeira atualização.

$ export GUIX_LOCPATH="$HOME/.guix-profile/lib/locale"
$ guix pull
$ sudo -E guix system reconfigure /etc/config.scm


Não sei se os problemas com o locale foram somadas com a atualização desse pacote, do glibc-locales-2.29 para o glibc-locales-2.31, mas não é importante agora.


Então algumas dicas. Nunca use o comando guix gc junto com o sudo e sempre espere a próxima atualização do sistema. Eu sei que a ansiedade é grande, mas se você esperar, valerá a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...