domingo, 26 de abril de 2020

Lançado o Guix 1.1.0

O sistema operacional mais avançado do mundo ganhou sua primeira grande atualização depois do lançamento da sua "versão final" (1.0.1). Com a versão 1.1.0 o Guix System ganha uma nova imagem ISO, dessa vez de 562MB compactado em um arquivo .XZ. Mas ao gravar no meu Pen Drive, o instalador continua com os mais de 1,4 GB so que dessa vez, em uma única partição. Não é só a construção do instalador que mudou.



O Guix é um gereniciador de sistemas GNU, ou seja, ele instala pacotes mas também configura o seu sistema operacional e te auxilia no desenvonvimento de software. O desempenho nessas operações melhorou bastante após eu atualizar meu Guix (guix pull | sudo guix -E system reconfigure /etc/config.scm). Eu atualizei alguns pacotes e instalei outros (pinball), e pude notar uma grande diferença. Lùdovics, o desenvolvedor principal do Guix e do Guile, disse que o Guile 3.0 traria um enorme ganho de desenpenho ao adcionar uma nova ferramenta para os demais recursos do Guix com as próximas atualizações do Guile 3.0.x. Talvez seja isso. Mas o mais importante notar é que, meu Guix teve um ganho bastante grande, então quem estiver pensando em uma instalação limpa, pode tirar essa ideia da cabeça porque não será preciso (sou novo nessa história de rolling release).

Aproveitando o parágrafo anterior, o desenvolvedor disse ter feito alterações no instalador gráfico, eu não testei mas há um vídeo pra você dá uma conferida. Pelo que eu vi, parece que ele acrescentou a tela de criação de uma tabela de partição, muito útil para quem quer uma instalação sem surpresas desagradaveis no EFI (Aconteceu comigo mas agora está tudo bem e com o sistema EFI).

Eu havia ficado muito tempo sem atualizar meu Sistema Guix, a última havia sido em janeiro de 2020, então não sei quanto de download é necessário. No meu caso foram cerca de 600MB e o tempo sem atualizar serviu para testar esse aspecto do Guix.

Bugs


Ainda em janeiro eu tive um problema com o GDM, eu precisava usar o comando "kill" para matá-lo e o gdm era reiniciado com sucesso para que eu entrasse no ambiente gráfico, XFCE ou Gnome. Durante esse tempo eu cancei de ver as mensagens de erro do ntpd. 3 meses sem atualizações depois eu atualizei para o Guix 1.1.0 e esse dois problemas foram completamente sanados. É muito bom ver o ntpd dando aquelas 4 mensagem de sucesso, e melhor ainda não ter mais que usar o "kill".

Conclusão


O sistema Guix está me surpreendendo muito. É o sistema mais generoso em todos os sentidos. Simples mas sofisticado, lotado de recursos e uma equipe de desenvolvimento excelente. É muito bom ver que as atualizações do sistema funcionam de forma impecável nas mais variadas situações, o oposto do que acontesse com o Windows e eu digo isso por experiencia própria, no Windows 7/8/10. Se você quer mudar para um sistema livre, instale o GNU Guix agora.

http://fsf.org/ (Não se esqueça de fazer uma doação)
https://www.gnu.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...