quinta-feira, 24 de outubro de 2019

C ou C com Classes


A desnecessaria evolução da principal linguagem de programação.

Nesses tempos em que eu fiquei ausente, continuei minha saga para compreender o mundo da programação. Dessa vez eu estudei, quase terminei, a linguagem de programação C. Tenho um PDF de 126 páginas aqui da UFMG que é muito boa e explica muita coisa, ou tudo (15122623-Apostila-de-C-da-UFMG.pdf). Nela eu aprendi até onde vai a programação em C antes de chegar no C++, a chamada C com classes.

Sim, com C você vai muito longe. Há o uso de arquivos cabeçalhos .h com seus protótipos, a instanciação de procedimentos e até o uso de ponteiros (precisarei revisar isso). Temos aqui o uso de variávei globais e locais. Então a pergunta é: Pra que o C com classes?

Eu sei o que o leitor pensa na hora. Eu não sou programador realmente portanto não vou me aprofundar. Mas também não preciso se o objetivo desse artigo é apenas fazer pensar. Isso porque enquanto eu estudava, dei uma olhada nos código fonte de alguns app que eu tinha baixado antes de ficar sem internet. Emacs, hurd, são grandes software, e são escritos em C, não em C++. Eu tinha outros software mas não me lembro qual e esqueci de salvar antes de instalar o Guix no meu notebook. Mas basicamente, Richard Stallman não programa em C++.

Conclusão

O que me motivou a escrever esse artigo, além de ter descoberto coisas incríveis sobre o C, foi que eu ouvi em algum lugar alguém dizer que o C++ era um pesadelo (algo assim). Mas eu tenho aqui outro PDF sobre conceito de C++ (1197_Conceito_C++.pdf) que eu ainda não li mas vou, mas acho que minha opinião não irá mudar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...