sexta-feira, 8 de abril de 2016

PC-BSD, é a opção mais econômica

falei sobre o FreeBSD nesse blog, agora vamos falar sobre o PC-BSD, a versão para Desktop que utiliza o Kernel FreeBSD. Não vou falar muitos detalhes sobre esse sistema operacional generoso e moderno. Isso porque ele é exatamente um S.O., assim como qualquer outro com benefícios e desvantagens. Mas nesse sistema tem um espaço especial por aqui por possui um benefício que você sempre quis ver no Windows e até nas distribuições Linux. Ter colocado um servidor e um cliente em um mesmo ISO para gravar em um disco.


A muito tempo o PC-BSD possui em uma ISO, dois sistemas operacionais. Antes é o PC-BSD e o FreeBSD, que eu considerava uma versão Estação de Trabalho e Servidor respectivamente. Conforme o tempo foi passando, vi mudanças na comunidade de tecnologia da informação que me assustaram. O OpenSolaris foi aposentado, o Slackware perdeu sua importância, o Kurumin NG não deu certo e o OpenOffice chegou a desaparecer. Fiquei com medo que essa súbita mudança também atingisse o "dual OS" no PC-BSD, porque se a tão poucos a fazerem, há uma evidente dificuldade em relação a isso. Felizmente isso não aconteceu.


Houve mudanças sim. Por alguma razão que eu desconheço, o FreeBSD não está mais no disco, mas ao invés de desaparecer com uma segunda opção, a equipe teve a brilhante ideia de criar um sistema servidor oficial, o TrueOS. Então por enquanto, as duas opções de sistema operacional em um disco (Desktop/Server) continua no PC-BSD, felizmente, e espero que continue assim por bastante tempo. Então se quiser um disco com esses dois tipos de sistema, basta baixar o PC-BSD que virá com os dois sistemas. Pra quem prefere mesmo o FreeBSD, você ainda pode baixá-lo no sítio oficial do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...