segunda-feira, 7 de março de 2016

Antivírus para Linux

Com o intuito de orientá-los a uma solução de prevenção contra malwares, é hora de mostrar que há algumas soluções. Apesar de muitos ainda acharem que o Linux "não pega vírus", é importante mostrar que Antivírus para Linux existem e estão a disposição. Para se ter uma visão, o Clamav é o Antivírus do Linux e ele não é atualizado desde 12/2009. Apenas o banco de dados é atualizado o que é suficiente para o sistema Linux que geralmente irá scanear arquivos para outro sistema. O comando sudo aptitude install clamav é suficiente para instala-lo.

Apenas 3 Antivírus sobreviveram na plataforma Linux, de uma lista bem variada. Eles são o Comodo, BitDefender e o F-PROT. Mesmo assim você notará que alguns deles sequer foram convertidos em pacotes, estão em versão gratuita ou são suportados pela sua versão do Linux. De qualquer forma, é bom que tenhamos conhecimento da opção disponível. E se tiver bastante intimidade com o sistema, não haverá dificuldades em instalar e usar o programa.

Por que usar Antivírus?

Para a maioria, o Linux é feito de uma forma que dificulta a criação de malwares para o sistema. Embora na prática seja muito difícil, na teoria é bastante possível. Além disso, há uma série de razões além de proteger o sistema. Você pode querer compartilhar um arquivo inofensivo ao seu Ubuntu mas prejudicial ao Windows 7. Você pode ter um servidor samba que compartilha arquivos com um sistema Windows. Também poder querer usar o Linux para verificar o Windows usando a rede. A muitas razões, continue vendo outras e decida se você quer um Antivírus ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...