Aplicativo De Bolsa De Valores Do Ubuntu (Problemas com invest-applet)

O Ubuntu utiliza o invest-applet para visualizar ações de empresas e bolsas de valores. É o aplicativo padrão do Gnome e parece não está disponível para o ambiente gráfico Unity. Ele é muito bom porque é muito leve para rodar e na ocupação de espaço na tela. No meu caso, tive muitos problemas porque a opção "Preferences" deixou de funcionar e o campo de adição de dados estava quebrado. Mas vou falar sobre isso depois, vamos aprender a usar o programa.
O ícone muda de cor indicando o desempenho do mercado.
Para rodar o programa você precisa Adicionar ao painel... o "Investir". Um ícone de cores roxa e branca aparecerá na barra de tarefas do gnome, se você der um clique nele pela primeira vez, ele abrirá a janela "Preferences". Nessa janela você encontra uma tabela onde você vai colocar o código da empresa na primeira coluna (Símbolo) e o nome da empresa na segunda coluna (Rótulo). Depois que adicionar todas as empresas brasileiras e mundiais que você quer monitorar, escolha a moeda que você quer usar como referencia no campo "Moeda". Eu escolhi o Real, ao digitar a opção aparece automaticamente para você selecionar com o mouse.

Os mercados financeiros são o indicador da economia de um país, então esse aplicativo é muito útil para quem não quer ficar caçando os resultados de um dia de cada empresa nos sites de economia.


Detalhe mais técnico

No meu caso, o invest-applet estava quebrado. A opção "Preferences" ao clicar com o botão direito do mouse no ícone do applet (Marcação Nº 1), não funcionava. Então toda vez que eu quisesse adicionar uma nova empresa, eu tinha que apagar todas as empresas e depois adicionar todas de volta e a nova empresa. Mas não é simples apagar as empresas sem abrir o "Preferences". Até esse artigo, não havia nenhuma outra publicação que tenha o detalhe técnico sobre o aplicativo. Eu tive que descobrir como fazer sozinho.
Esse é o resultado do meu trabalho. Alias, deu muito trabalho descobrir tudo isso. 1 dia inteiro.

Para isso, use o "Remover do painel" para fechar o applet, depois apague o diretório /home/USUARIO/.gnome2/invest-applet (no 14.04) ou /home/USUARIO/.config/gnome-applets/invest-applet/ (no 16.04) e todo o seu conteúdo (Marcação Nº 4). Depois você vai Adicionar ao painel... o "Investir" novamente e clicar no ícone que ele abrirá a janela "Preferences" direto. Observe que cada vez que você quiser alterar os dados, você precisará fazer esse procedimento, tendo que adicionar um por um, todos os dados.

Outro problema é na visualização da tabela para adicionar as informações, mas é só uma questão de ter precisão milimétrica com o mouse. É muito chato, mas tem como sobreviver até chegar uma atualização para esse problema. Pesquise no Yahoo (Marcação Nº 2), já que o applet utiliza o API da empresa para buscar os dados, os códigos das empresas (Marcação Nº 3) e anote tudo em um arquivo de texto. Isso vai facilitar muito a sua vida. Você pode dá uma olhada no meu arquivo se quiser e pesquisar em páginas de economia em Português, outras empresas. Espero que esse artigo tenha sido útil.
Ubuntu 16.04 também possui esse aplicativo acessível da mesma forma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Print Screen (Prt Sc) no Lubuntu (Scrot)

Ubuntu Não Lê Cartões SD

Ubuntu Kazam Audio (Resolvido)