segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A facilidade em instalar o LXDE no Ubuntu

Eu possuo um notebook muito modesto, para se ter uma ideia, leia esse artigo. Por isso eu decidir instalar o LXDE no meu Ubuntu 14.04 LTS 32bits. É impressionante como tudo funcionou perfeitamente, com exceção de 1 ou 2 problemas simples. Créditos para os responsáveis, eu não sei bem quem são mas a forma que eu instalei dá uma dica.

Para instalar essa interface eu utilizei o comando sudo aptitude install lubuntu-desktop. Lubuntu é um sistema operacional derivado do Ubuntu, mas com interface LXDE. Se você não baixou esse sistema, o comando citado permite que você instale todo o projeto Lubuntu dentro de seu Ubuntu para você usá-lo como opção. O que me surpreendeu foi como tudo funcionou perfeitamente, difícil imaginar isso no Windows por exemplo. Eu tenho muitos aplicativos, todos eles, disponíveis na área de notificações e funcionando normalmente.

Além dos aplicativos de terceiros mostrados na imagem, também tem o Psensor e o Spotify.


Avisos e Aplicativos

Logo ao instalar, o sistema avisa que o lubuntu-desktop não oferece o mesmo nível de segurança que o Ubuntu, então se você faz compras on-line é melhor não instalá-lo. O Lubuntu tem a proposta de ser leve, então ele possui toda uma lista de aplicativos que vem ao instalá-lo. Dê uma olhada na lista completa de aplicativos e veja se você irá usá-los. 

Os aplicativos tem suas diferenças em relação ao gnome. Legal o "PCManFM 1.2.0" ter uma opção para você visualizar os aplicativos instalados. Quem tem vista fraca, vai gostar. Diferente do Gnome, o LXDE mostra no ícone de conexões a força do sinal Wi-Fi. O aplicativo usado na captura de tela é o "Scrot". Provavelmente você terá problemas ao usá-lo no começo, mas não é difícil. E estou preparando um artigo ensinando a configurá-lo deixando mais amigável.


Conclusão

O LXDE é realmente leve mas o resultado final é o que chama mais atenção. A proposta é realmente muito boa e foi muito bem feita, realmente vale a pena ter o Ubuntu em seu computador com tantas possibilidades disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...