O Fim Do Plugin Java. E Agora?

A Oracle, empresa responsável pelo Java, está abandonando o plugin JAVA seguindo o mesmo caminho da Adobe com o Flash Player. Na minha opinião ficou claro que isso é resultado da chamada constituição da internet, o Marco Civil da Internet. Porque como eu já havia dito, essa lei obriga as empresas a adquirir ou desenvolver as ferramentas de  segurança cada vez mais completas e atualizadas.

E os bancos?
Para acessar e fazer operações bancarias, é preciso ter o plugin JAVA em seu navegador. Sem o plugin, a Oracle propôs que seja usado o Java Web Start, que tem comprovada vantagem em relação ao plugin. Deve ter apresentado muitos problemas para que ele não tivesse sido usado antes, mas agora não há como correr, os problemas precisam ser resolvidos e essa proposta tem que está pronta logo.

Tá! Mas o que é o Java Web Start e como eu uso?
A Oracle tem uma página explicando o que é e como usar o JWS, fácil de compreender, mas que só orienta nas versões Windows. No Linux, basta executar o comando abaixo e se você instalou o Java seguindo a orientação desse blog, o painel principal do Java deve abrir junto com o histórico de aplicativos Java executados.

$ javaws -viewer


Então pratique e se prepare para as mudanças, o mundo T.I. segue para algo muito mais seguro e não deve voltar atrás nessa decisão. Talvez até encontrem outra solução mais segura, mas por enquanto, é assim que vai ser.

Comentários

Postagens mais visitadas