quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Problemas para obter a resolução certa no Ubuntu com as SIS 771/671

Depois de mais de 2 anos usando o Ubuntu (12.04/14.04), eis que eu esbarrei em uma página em português com alguns usuários tendo problemas no sistema. Então me lembrei de um dos problemas com o meu Ubuntu 14.04 que eu não havia conseguido resolver. A resolução da tela que não era a natural do meu notebook. A muito eu fiquei preso na resolução de 1024/768 e várias vezes procurei por uma solução e nunca havia encontrado, até agora.

Em outras tentativas, esse aviso apareceu todas as vezes. E eu não obtinha sucesso.
Então resolvi procurar (no Yahoo) para ver se alguém havia resolvido o problema. Entrei em uma página em português com o problema idêntico ao meu, mas não foi nesse que eu tive as orientações corretas (jamais pensei ter boas notícias em uma página em português, é muito difícil). Mas não demorei muito, em menos de 10 minutos encontrei o que precisava aqui.

Configurações

O PC em questão é o modelo Firstline FL337 da Positivo, antigo. Não fiz nenhum upgrade, ele continua com os mesmos 1GB de memória, 160GB HD, e o Celeron T3000. Enfim, chegando ao que interessa, uma placa de vídeo onboard SIS 771/671, chipset 671MX. O problema, se você estiver enfrentando o mesmo que eu com o sistema fora da resolução de sua tela, é ai mesmo. Então vamos ao que interessa.


Solução

Cheque se a sua placa de vídeo é mesmo desse modelo. Use o comando abaixo:
$ lspci

Depois de confirmar o modelo, basta editar o arquivo "/etc/X11/xorg.conf". Eu fiz comentando as linhas antigas e acrescentando as novas, dessa forma: Veja o Link.

Depois de reiniciar o sistema, a opção de mudar a resolução no utilitário "Monitor" da janela "Configurações" já havia disponibilizado a opção de Widescreen (1280/768). Se a minha solução aqui não resolver o seu problema, tente essa http://wiki.ubuntu-br.org/CorrigindoResolucaoMonitor, pra mim não funcionou mas pra você, talvez.

Ubuntu 16.04 (Atualização de 05/06/2016)

Nessa versão do Ubuntu, os arquivos de configuração de resolução não estão centralizados em um arquivo. Agora o arquivo está dentro que um diretório que contém vários outros arquivos .conf. Acho que dessa forma, o sistema pode identificar qual o arquivo ideal para as suas configurações.

Eu só precisei copiar o arquivo .conf para a pasta do xorg, o arquivo pode ter qualquer nome, desde que o final seja .conf. E o conteúdo é exatamente o mesmo do 14.04. No meu caso o resultado ficou dessa forma: /usr/share/X11/xorg.conf.d/10-sis771.conf

No Ubuntu 16.04, o comando lshw mostrará qual o hardware usado pelo seu computador, dessa forma você poderá saber qual o modelo da sua placa de vídeo sem precisar baixar nenhum utilitário [Atualização de 24/06/2016].

Possíveis problemas ao utilizar a resolução errada em seu sistema. [28 de agosto de 2015]

Não tirei um printscreen antes de aplicar a solução, mas ao ligar, as temperaturas ficavam próximas de 50°C. Agora essa temperatura é atingida apenas depois de algumas horas de uso. E essa é a temperatura do Processador e não do chip gráfico.
Fui no computador com Windows 10 e o app do drive de vídeo me mostrou uma lista do que pode acontecer, apenas se você colocar não usar a resolução adequada para o seu monitor. Eu fiquei surpreso.
Resumo

Antes, era a Webcam que não funcionava. Eu descobri que ela voltou a funcionar quando fui testar o Firefox Hello. Agora vou esperar pra ver se o drive de disco volta a funciona que, há tempos, não lê mas CDs e DVDs, ou quem sabe eu não encontre uma solução. E chega de letras borradas!

2 comentários:

  1. Muito obrigado !! Tenho um noot SIM+ com a VGA 771/761 e estava com esse problema de resolução !! Me ajudou muito ! Fico muito agradecido !

    Agora uma dúvida ! ... Possuo 4Giga de RAM e Processador Core 2 Duo 2.20GHz, estou notando lentidões na interface gráfica, quero saber se isso é normal, por se tratar de uma VGA SiS ou se tem como resolver ?

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que não tenha tirado o Ubuntu depois desse tempo todo. Eu consegui usar perfeitamente, e meu CPU é um Celeron T3000 com 1GB de memória. Aguarde as atualizações que elas as vezes resolvem, você ficará impressionado.

      Mas eu não usava (tenho outro notebook agora) o Unity, usava o gnome. Se o seu problema é na hora de abrir o Dash e procurar seus aplicativos e programa, então sim, o Unity é lento. Aparentemente, quem instala o Unity8/Mir testemunha um ganho grande de desempenho. Mas não faça isso porque o SIS 771/761 parece não ser compatível com o Mir.

      Excluir

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...