domingo, 30 de agosto de 2015

Problemas com o steamui.so do Steam

Parece que alguns usuários do Steam que decidiram usar o Ubuntu, estão tendo problemas para usar o serviço, eu também. Mas fiz um procedimento que sanou o problema de vez, a reinstalação do aplicativo manualmente, que consiste em desinstalar e instalar. O problema mostra uma mensagem dizendo "Fatal Error: Failed to load steamui.so". Eu sei que simplesmente a desinstalação pelo aptitude não vai funcionar, então vamos ao procedimento.

Explicando o que acontece

Ao instalar o Steam (faça o download pelo site e dê 2 clique no arquivo .deb que você baixou, não procure pela central de programas do Ubuntu. Mais simples.) você reinicia o computador e tenta abrir o Steam, e a mensagem abaixo aparece.

"Fatal Error: Failed to load steamui.so"

 Então é hora de resolver o problema.

Solução

Desinstale o Steam usando o procedimento que desejar. Depois apague a pasta do Steam localizado no /home/[usuário]/.local/share/ com todos os seus arquivos. Em seguida, instale o Steam novamente. Lembre-se, é melhor baixar o .deb do sítio oficial do Steam ao invés de procurar o Steam na central de programas do Ubuntu.

Obs: Sempre que você instalar o Steam, você precisará reiniciar o computador.

O que acontece quando tudo dá certo?

Se tudo deu certo, ao abrir o aplicativo ele vai fazer o download da atualização de 222MB e depois vai pedi o nome de seu usuário e senha seguido do código que ele enviou para seu e-mail cadastrado.


Outras falhas

Me deparei uma vez com uma falha do Steam que aparece na imagem abaixo. Esse problema, apesar da mensagem indicar problemas de conexão, talvez seja causado pela resolução de tela. Eu digo isso porque a muito tempo eu deixei de usar o Steam por causa desse problema, quando voltei a instalar o Steam, me deparei com o problema do steamui.so.

Eu atualizei do Ubuntu 12.04 para o Ubuntu 14.04, talvez a nova versão tenha sido menos tolerável com uma tela mal configurada. Finalmente encontrei a solução para ficar com a resolução adequada no meu notebook, mesmo assim, não tenho certeza de que foi isso que sanou o meu problema. De qualquer forma, deixei a solução no meu blog que serve para o modelo do meu chip gráfico, o SIS 771/671 de chipset SIS 671MX. Talvez seja o mesmo chip de muitos, mas se não for, use isso como referência para o seu modelo.

Fórum

Não deixe de olhar nos fóruns do Steam, no próprio aplicativo do serviço, para resolver os problemas que aparecerem. O primeiro jogo que eu instalei foi o chamado "Teeworlds", muito elogiado e devo dizer, as salas online são cheias. Mas ao instalar o jogo, ele não abria. Acostumado a usar o Ubuntu, procurei imediatamente no fórum do Steam e descobrir que o aplicativo estava mesmo quebrado na versão 32bits. Um debate no fórum aconselhou a baixar o arquivo .tar.gz e mesclar a pasta, substituindo os arquivos. Quando terminar, você poderá rodar o jogo pelo Steam normalmente.


O fórum é bem inteligente. É bom dedicar um tempo aprendendo o que é possível fazer lá. Por exemplo, você entra em um jogo ou aplicativo no Steam e antes de instalar, clica no botão "Ver Discussões" do lado direito abaixo. Você será direcionado para o fórum e verá apenas o que tiver relacionado com o aplicativo. Legal, é óbvio, mas é bom sempre ficar de olho no fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...