domingo, 30 de agosto de 2015

Problemas com o steamui.so do Steam

Parece que alguns usuários do Steam que decidiram usar o Ubuntu, estão tendo problemas para usar o serviço, eu também. Mas fiz um procedimento que sanou o problema de vez, a reinstalação do aplicativo manualmente, que consiste em desinstalar e instalar. O problema mostra uma mensagem dizendo "Fatal Error: Failed to load steamui.so". Eu sei que simplesmente a desinstalação pelo aptitude não vai funcionar, então vamos ao procedimento.

Explicando o que acontece

Ao instalar o Steam (faça o download pelo site e dê 2 clique no arquivo .deb que você baixou, não procure pela central de programas do Ubuntu. Mais simples.) você reinicia o computador e tenta abrir o Steam, e a mensagem abaixo aparece.

"Fatal Error: Failed to load steamui.so"

 Então é hora de resolver o problema.

Solução

Desinstale o Steam usando o procedimento que desejar. Depois apague a pasta do Steam localizado no /home/[usuário]/.local/share/ com todos os seus arquivos. Em seguida, instale o Steam novamente. Lembre-se, é melhor baixar o .deb do sítio oficial do Steam ao invés de procurar o Steam na central de programas do Ubuntu.

Obs: Sempre que você instalar o Steam, você precisará reiniciar o computador.

O que acontece quando tudo dá certo?

Se tudo deu certo, ao abrir o aplicativo ele vai fazer o download da atualização de 222MB e depois vai pedi o nome de seu usuário e senha seguido do código que ele enviou para seu e-mail cadastrado.


Outras falhas

Me deparei uma vez com uma falha do Steam que aparece na imagem abaixo. Esse problema, apesar da mensagem indicar problemas de conexão, talvez seja causado pela resolução de tela. Eu digo isso porque a muito tempo eu deixei de usar o Steam por causa desse problema, quando voltei a instalar o Steam, me deparei com o problema do steamui.so.

Eu atualizei do Ubuntu 12.04 para o Ubuntu 14.04, talvez a nova versão tenha sido menos tolerável com uma tela mal configurada. Finalmente encontrei a solução para ficar com a resolução adequada no meu notebook, mesmo assim, não tenho certeza de que foi isso que sanou o meu problema. De qualquer forma, deixei a solução no meu blog que serve para o modelo do meu chip gráfico, o SIS 771/671 de chipset SIS 671MX. Talvez seja o mesmo chip de muitos, mas se não for, use isso como referência para o seu modelo.

Fórum

Não deixe de olhar nos fóruns do Steam, no próprio aplicativo do serviço, para resolver os problemas que aparecerem. O primeiro jogo que eu instalei foi o chamado "Teeworlds", muito elogiado e devo dizer, as salas online são cheias. Mas ao instalar o jogo, ele não abria. Acostumado a usar o Ubuntu, procurei imediatamente no fórum do Steam e descobrir que o aplicativo estava mesmo quebrado na versão 32bits. Um debate no fórum aconselhou a baixar o arquivo .tar.gz e mesclar a pasta, substituindo os arquivos. Quando terminar, você poderá rodar o jogo pelo Steam normalmente.


O fórum é bem inteligente. É bom dedicar um tempo aprendendo o que é possível fazer lá. Por exemplo, você entra em um jogo ou aplicativo no Steam e antes de instalar, clica no botão "Ver Discussões" do lado direito abaixo. Você será direcionado para o fórum e verá apenas o que tiver relacionado com o aplicativo. Legal, é óbvio, mas é bom sempre ficar de olho no fórum.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Problemas para obter a resolução certa no Ubuntu com as SIS 771/671

Depois de mais de 2 anos usando o Ubuntu (12.04/14.04), eis que eu esbarrei em uma página em português com alguns usuários tendo problemas no sistema. Então me lembrei de um dos problemas com o meu Ubuntu 14.04 que eu não havia conseguido resolver. A resolução da tela que não era a natural do meu notebook. A muito eu fiquei preso na resolução de 1024/768 e várias vezes procurei por uma solução e nunca havia encontrado, até agora.

Em outras tentativas, esse aviso apareceu todas as vezes. E eu não obtinha sucesso.
Então resolvi procurar (no Yahoo) para ver se alguém havia resolvido o problema. Entrei em uma página em português com o problema idêntico ao meu, mas não foi nesse que eu tive as orientações corretas (jamais pensei ter boas notícias em uma página em português, é muito difícil). Mas não demorei muito, em menos de 10 minutos encontrei o que precisava aqui.

Configurações

O PC em questão é o modelo Firstline FL337 da Positivo, antigo. Não fiz nenhum upgrade, ele continua com os mesmos 1GB de memória, 160GB HD, e o Celeron T3000. Enfim, chegando ao que interessa, uma placa de vídeo onboard SIS 771/671, chipset 671MX. O problema, se você estiver enfrentando o mesmo que eu com o sistema fora da resolução de sua tela, é ai mesmo. Então vamos ao que interessa.


Solução

Cheque se a sua placa de vídeo é mesmo desse modelo. Use o comando abaixo:
$ lspci

Depois de confirmar o modelo, basta editar o arquivo "/etc/X11/xorg.conf". Eu fiz comentando as linhas antigas e acrescentando as novas, dessa forma: Veja o Link.

Depois de reiniciar o sistema, a opção de mudar a resolução no utilitário "Monitor" da janela "Configurações" já havia disponibilizado a opção de Widescreen (1280/768). Se a minha solução aqui não resolver o seu problema, tente essa http://wiki.ubuntu-br.org/CorrigindoResolucaoMonitor, pra mim não funcionou mas pra você, talvez.

Ubuntu 16.04 (Atualização de 05/06/2016)

Nessa versão do Ubuntu, os arquivos de configuração de resolução não estão centralizados em um arquivo. Agora o arquivo está dentro que um diretório que contém vários outros arquivos .conf. Acho que dessa forma, o sistema pode identificar qual o arquivo ideal para as suas configurações.

Eu só precisei copiar o arquivo .conf para a pasta do xorg, o arquivo pode ter qualquer nome, desde que o final seja .conf. E o conteúdo é exatamente o mesmo do 14.04. No meu caso o resultado ficou dessa forma: /usr/share/X11/xorg.conf.d/10-sis771.conf

No Ubuntu 16.04, o comando lshw mostrará qual o hardware usado pelo seu computador, dessa forma você poderá saber qual o modelo da sua placa de vídeo sem precisar baixar nenhum utilitário [Atualização de 24/06/2016].

Possíveis problemas ao utilizar a resolução errada em seu sistema. [28 de agosto de 2015]

Não tirei um printscreen antes de aplicar a solução, mas ao ligar, as temperaturas ficavam próximas de 50°C. Agora essa temperatura é atingida apenas depois de algumas horas de uso. E essa é a temperatura do Processador e não do chip gráfico.
Fui no computador com Windows 10 e o app do drive de vídeo me mostrou uma lista do que pode acontecer, apenas se você colocar não usar a resolução adequada para o seu monitor. Eu fiquei surpreso.
Resumo

Antes, era a Webcam que não funcionava. Eu descobri que ela voltou a funcionar quando fui testar o Firefox Hello. Agora vou esperar pra ver se o drive de disco volta a funciona que, há tempos, não lê mas CDs e DVDs, ou quem sabe eu não encontre uma solução. E chega de letras borradas!

domingo, 9 de agosto de 2015

Instalando fontes no Ubuntu 14.04

Nada que copiar um arquivo .ttf para uma pasta /home/$USER/.font no sistema. Para você adicionar uma fonte TrueType ao Ubuntu (14), você só precisa baixar e dá 2 cliques no arquivo .ttf e irá aparecer o "Visualizador de fontes" do Ubuntu mostrando a fonte correspondente.

Depois basta apenas clicar o botão "instalar" no canto superior direito da janela e pronto. Se a fonte já estiver instalada, o botão "instalado" aparecerá no lugar.

O que é aquela aba nos perfis dos usuários do Instagram?

Aquela Aba é o marcador. Quando uma pessoa está postando uma foto no feed, a no meio do processo um campo usado para marcar pessoas. Se você...