quarta-feira, 14 de maio de 2014

Marco Civil obriga as empresas a avançar para o futuro.

Com o NETmundial avançando a passos largos sob a liderança do Brasil e de parte da lei do Marco Civil, apenas uma parte já que o EUA exigiu a retirada da neutralidade da rede mantendo vivo o sonho do poder econômico de transformar a rede em uma ditadura fascista. Mas não no Brasil, o Marco Civil da Internet garantiu a neutralidade e o direito a privacidade do cidadão. Isso significa que o país enterrou de vez as duas ideias que o poder econômico tinha para o Brasil, por um lado queriam espionar e vender os dados dos usuários e por outro, queriam limitar o acesso as pessoas a internet (a ditadura fascista na rede).

Presidenta Dilma Rousseff discursa depois de sancionar o Marco Civil da Internet no evento.
Uma série de provas mostra essa verdade quase que inacreditável para uma humanidade sem esperança, vencemos o mau, aqueles que são destacados como vilões do povo por décadas. A microsoft é uma empresa, por exemplo, que mudou sua tática para evitar a espionagem com o XBOX One. Já não é mais necessário o Kinect para usar o console. As empresas de telecomunicações já anunciam uma espécie de banco nos celulares, o que é irrelevante e desaconselhável. Isso não importa muito pois o Marco Civil obriga que essas empresas garantam a segurança dos dados de seus clientes, algo que essas empresas não garantem já que elas ainda usam o Windows XP assim como os bancos privados Itaú e Bradesco. É tão verdade essa insegurança nas empresas privadas que os Correios já planejam oferecer o serviço.

O texto apresentado no NETmundial, garante que o governo americano NÃO tenha mas brechas legais para espionar quem quer que seja em qualquer lugar no mundo. Mas o governo americano removeu a neutralidade da rede como eu falei no primeiro parágrafo, isso deu legalidade a censura. Acabou que as próprias mega corporações norte americanas se voltaram contra o sistema, isso porque eram elas a experimentar primeiro o gosto da ditadura fascista promovida por empresas incompetentes protegidas pelo sistema americano. Alessandro Molon, principal responsável pela aprovação da lei, possui um artigo no seu blog que explica melhor o caso.

Presidenta Dilma Rousseff muito aplaudida ao liderar o mundo para fora desse pesadelo de espionagens Americanas. O segundo a direita, de cabelo preto, está o prefeito de São Paulo Fernando Haddad também do PT.
Olha só, o Brasil, governado pelo PT, lidera a aplicação do acordo feito no NETmundial, a maior ação contra todas as ditaduras em todo o mundo. E o acordo é totalmente baseado em parte da lei do Marco Civil da Internet, lei criada no Brasil. Alguém previu isso acontecendo em 2002? Acho que agora temos um excelente motivo para ter orgulho de ser brasileiro.


[ATUALIZADO EM 22 DE JUNHO DE 2015]
"Microsoft​ deixará governos analisarem códigos-fonte para combater espionagem." Com isso, a empresa marca pontos e reserva um lugar como solução para os governos.

[ATUALIZADO EM 25 DE AGOSTO DE 2015]
Presidente Barack Obama consegue aprovar uma lei que obriga a NSA a pedi permissão a justiça para investigar os dados dos cidadãos, que antes eram espionados sem nenhum critério ou base jurídica. A lei chama-se USA Freedom Act e na prática, a NSA deve deixar documentado como e porque a agência vai fazer o então procedimento, se for justificado, o juiz autoriza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...