Intel: O caminho do sucesso.

A pouco tempo soubemos que a China construiu o supercomputador mais potente do mundo, superando o segundo colocado em 70%, o Titan dos americanos. E mais tarde, um teste de benchmark mostrou que os próximos processadores Atom para smarthphone, os “Intel Bay Trail”, superam em até 30% os “Snapdragon 800” rodando com mais que o dobro da frequência. Isso é mais do que suficiente para enterrar de vez a época de derrota que a Intel viveu e, mais do que isso, acaba com a lenda de que é injusto o sucesso da Intel no mercado de microprocessadores.



A Intel lançou o Pentium 4 com o objetivo de resolver o problema de superaquecimento dos processadores que trabalhassem a uma frequência muito alta. Só que o desempenho dos processadores, mais o processador rodava usando memória Rambus (muito caras), uma jogada ruim da empresa. Logo a Intel voltou a usar as SDRAM normais mas o desempenho não era dos melhores e a AMD ganhou mercado com o lançamento dos processadores AMD64.

A volta por cima começou com o Core 2 Duo, o lançamento desses processadores colocou a Intel na ponta novamente. O sucesso desses chips foi tão grande que a Apple passou a usá-los em seus Macs no lugar dos confiáveis processadores RISCs da IBM, os PowerPC. Nessa época a Intel defendeu que os processadores x86 são muito superiores aos demais, acho que muitos céticos duvidaram disso.

Com o lançamento dos Core i3/i5/i7 e a volta da tecnologia “Hyper-Threading”, a Intel ficou a anos luz da concorrência mesmo com os chips ainda mostrando diversos problemas. Os recentes resultados obtidos pelos processadores mostra que a empresa tinha razão. Esse é realmente um caso de sucesso. É claro que a Intel se manteve líder em outras áreas, mas esse caso, onde há disputa, vale destacar. E o que farão as empresas que perderem espaço para a Intel e seus incríveis x86, vão começar a investir nessa arquitetura? Acho que vai demorar pra se tornarem competitiva nessa área. Vamos esperar pra ver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Print Screen (Prt Sc) no Lubuntu (Scrot)

Ubuntu Não Lê Cartões SD

Ubuntu Kazam Audio (Resolvido)