Linux Não Precisa De Instalação Limpa

Recentemente me deparei com um problema em um All-In-One da Positivo que eu mesmo provoquei. O computador estava com a atualização do Windows 10 instalado e é claro, com aquele famoso problema de disco com 100% de atividade. Sem nenhuma surpresa o HD se danificou. Então eu resolvi usar o HD de um notebook que estava com a tela quebrada. Mas achei que não teria problema deixar o suporte que o HD usava no notebook. Mas as esponjas desse suporte parecem ter pressionado os contatos do HD para longe dos contatos da placa e um erro de entrada e saída corrompeu a partição /home.



Esse plástico com as esponjas pretas era do notebook, mas eu forcei no All-In-One.


Foi nesse momento que eu fui apresentado ao "systemctl emergency". Depois de descobrir que estava nesse modo do sistema, eu descobrir através do cfdisk que o /etc/fstab não estava mais montando o /home. Então montei manualmente a partição no /home mesmo e iniciei o modo default do sistema com os seguintes comandos:

# cfdisk (É possível verificar as partições montadas mais facilmente.)
# mount /dev/sda7 /home
# systemctl default


Modo "emergency" do Ubuntu.


Pronto! Estava de volta ao Gnome Shell. Mas o sistema ainda não conseguiria montar a partição automaticamente. Toda vez eu teria que, manualmente, montar o /home e iniciar o modo default do sistema. No outro dia descobri que o sistema não estava conseguindo recuperar o sistema de arquivo automaticamente. Claro que eu pensei em checar a partição, mas só agora eu descobrir que a partição precisa está desmontada para fazer a checagem. A partição também estava corrompida de forma que só a checagem manual (usando o comando e2fsck sem argumentos) consertaria. Então, com o /home desmontado, e no modo emergency do sistema, eu usei o comando abaixo:

# e2fsck /dev/sda7

Depois eu apenas pressionei "y" para confirmar todas as reparações que o utilitário decidiu fazer e pronto. O sistema havia voltado a sua total normalidade. Todos esses utilitários forão muito úteis nesse momento, então aconselho a todos a dá uma olhada neles para ver quais as opções disponíveis. Use os comados abaixo para entende-los melhor.

$ systemctl --help
$ e2fsck --help
$ cfdisk --help


Conclusão


Durante os mais de 15 meses usando o Windows 10 atualizado com aquele mesmo problema do uso frequente do disco, nenhuma solução proposta pelo suporte oficial funcionou. A Microsoft chegou a publicizar a instalação limpa do Windows como solução (o melhor antivirus é o format). Usando o Ubuntu e o systemd, o Linux demonstrou que é um sistema muito superior. Quem disser que o Linux deu problema e não encontrou solução, quer "reinstalar" o sistema, deveria pensar mais uma vez. Nós usamos Linux porque queremos justamente parar de formatar o HD. Temos que evitar usar essa prática no Linux para sermos mais eficientes e profissionais.

Comentários

Postagens mais visitadas