domingo, 5 de fevereiro de 2017

USB Tipo C Não Precisa Ser Thunderbolt

Está confuso com a existência do USB-C e o Thunderbolt? Deve está, no momento em que eu estou escrevendo esse artigo, eu ainda não sei tudo sobre essas duas tecnologias. Mas aprendir o básico que um consumidor deve saber assistindo muitos vídeos no Youtube e mandando um e-mail para os implementadores que responderam as minhas dúvidas. Então esse artigo irá juntar tudo o que eu vi e colocar nesse artigo.

Usando o Macbook como referência.

Não sou nenhum fã da Apple, nem sou desses que acham os produtos da Apple extraordinários. Ainda assim reconheço que o iPhone, o primeiro smartphone e usado como molde para os aparelhos atuais, foi uma revolução. O título de empresa mais influente na tecnologia adquirido pela Apple é merecido, mas se não fosse, eu utilizaria como referência mesmo assim pois o objetivo é dá o máximo de solidez possível a esse artigo.

O Macbook já utiliza o USB-C, já o Macbook Air utiliza o USB 3.0 e o Thunderbolt 2, esse segundo não sendo compatível nem com o USB 3.0 nem com o USB-C. Uma curiosidade é notar que o leitor de cartões SD só foram eliminados pela Apple em 2016 com o lançamento do Macbook e Macbook Pro.

Comparação


Já na dupla Macbook e Macbook Pro a única conexão fisica com outros dispositivos é através do conector USB-C. A diferença é que o Macbook possui apenas uma porta USB-C, ou seja, 10Gbps. O Macbook Pro possui quatro portas USB-C, mas esses são Thunderbolt 3, ou seja, 4 portas de 40Gbps cada.

Em ambos os produtos, a conexão USB-C é usada para carregar a bateria, mostrando que a conexão suporta muita potência. No caso do Macbook, que tem apenas uma porta, já existe adaptadores com saida para ligar HDMI, USB-C, USB, SD, tudo ao mesmo tempo. Dessa forma é possivel carregar a bateria usando o USB-C do adaptador, ligar o Mac em um monitor, e transferir dados via USB e SD, tudo isso ao mesmo tempo. E eu estou falando do USB-C original. No caso do USB-C Thunderbolt 3, não seria problema fazer isso tudo em uma única porta das quatro que o Macbook Pro possue. Na verdade o Thunderbolt possue a capacidade de ligar dois displays de 4K em uma única porta, ou um display 5K, contra um display 4K no USB-C.

Comparação

Eu não sei vocês mas eu já estou bastante impressionado com o USB-C original, o Thunderbolt 3 deve ser um prato cheio para os profissionais e entusiastas. Como se não bastasse o cabo do USB-C não possue a única posição de conexão, então você pode colocar "de cabeça pra baixo" que os dispositivos vão se conectar do mesmo jeito.

Conclusão

Eu espero que tenha cumprido o objetivo de esclarecer o básico sobre o USB-C, sua diferença para o Thunderbolt e como os dois vão funcionar e coexistir. Mas isso não é tudo é claro, para profissionais há um arquivo .zip com 60MB de PDFs para baixar de graça sobre o USB, então dá para se aprofundar no assunto. Mas esse artigo acaba aqui para que você confira 2 vídeos mostrando duas das várias formas de se utilizar o USB-C. Uma delas mostra ligando um monitor 4K. Enquanto um Macbook envia um sinal 4K para o monitor o monitor carrega a bateria do notebook. O outro é ligando uma placa de vídeo. Nesse caso o Macbook Pro recebe a energia para a bateria e o processamento da placa de vídeo para dá mais poder gráfico ao notebook. Confira!

Um comentário:

Moto E13 O melhor dos mais baratos

Nada como uma bateria desgastada de um smartphone que não tem mais suporte para me fazer comprar o smartphone novo. Não dava para esperar dá...