FreeBSD ou GNU/Linux?

Pra quem quiser testar o FreeBSD é só baixa o Live DVD do PC-BSD, ele é livre com ambiente KDE4 e vem com a opção de, ou instalar o PC-BSD ou o FreeBSD (que eu achei a coisa mais inacreditável visto q muitas distribuições GNU/Linux não simplificaram dessa forma), basicamente se instalar o PC-BSD ele instala o KDE e se instalar o FreeBSD não.

Quando baixei o PC-BSD eu fiquei facinado pelas vantagem q citei acima, mas a melhor de todas foi o PBI (Push Button Install) que é uma especie de MSI do FreeBSD. Vc baixa o aplicativo do site oficial e para instala vc apenas dá 2 cliques, como no windows e ele mostra uma tela para a configuração na instalar, e o que é melhor, funciona mesmo.


A versão que eu baixei foi a 8.1 (agora está na 9), e ele apresenteu diversos problemas que o GNU/Linux já havia resolvido há 5 anos atrás, problemas de som, drivers, no KDE, foi traumatizante mas as vantagem fizeram disso tudo um pequenino desastre.

A maior vantagem do FreeBSD sobre o GNU/Linux é q ele é bem mais fácil, o Firewall, o gerenciamento de rede, drivers, é tudo muito fácil de achar e de solucionar, o sistema realmente me parece bem promissor mas as desvantagem estão em um nivel mais técnico, onde eu não alcanço, então vou deixar para aqueles que entendem e deixar uns links.

PS: Ao procurar por uma imagem para adicionar nesse artigo, eu descobrir que a comunidade FreeBSD é de muito mal gosto (alguns), tanto que a imagem que me fez descobrir isso seria impossível de colocar no artigo.

Comentários

Postagens mais visitadas